29 de nov. de 2011

O primeiro Notebook


O micro portátil foi lançado em 1981, por uma empresa desconhecida, a Osborne Computers. O Osborne I pesava 12 quilos, mas apesar de ser um peso-pesado se tornou um sucesso instantâneo. Tinha tudo o que um micro tinha e era uma pechincha: custava $1800 dólares, só 15% a mais que o micrão da IBM.

Adam Osborne, o dono da empresa, deu a seu micro portátil o nome de laptop (algo como nas coxas), é que quando os computadores pessoais foram lançados, eles ganharam o apelido de desktop, ou em cima da mesa, para diferenciá-los dos enormes computadores das empresas, que ficavam no chão. Daí, o micro portátil virou laptop, no colo. E, mais recentemente, apareceu o palmtop, porque cabe na palma da mão. Do jeito que vai, o próximo passo talvez seja o nailtop, pois deverá caber na unha – e ainda vai sobrar espaço (ora já existe filmadora em forma de comprimido!!!).

Da mesma forma que a IBM relutou para entrar no mercado de micros, também os fabricantes de micros estavam mais que satisfeitos com suas vendas. Porém foi só a Osborne entrar no mercado com os laptops, para os grandões (muito maiores e mais bem aparelhados) lançarem suas versões de micros portáteis, com tecnologia mais avançada, menos peso e menor tamanho. A demanda foi grande e a Osborne não estava preparada, vítima de seu sucesso, a Osborne foi à falência menos de dois anos após revolucionar o mercado.


Mais informaçaões, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário